Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting

Ideathon por SEBRAE

Um ideathon é um evento criado para gerar ideias inovadoras.

Durante o X-Meeting ele será realizado em um dia e vai reunir pessoas com diferentes habilidades e conhecimentos para trabalhar juntas em um desafio específico o objetivo do IDEATHON no X-Meeting / BSB 2023 é criar um ambiente colaborativo e estimulante para que as pessoas possam compartilhar suas ideias e inspirar umas as outras a pensar fora da caixa.

Neste IDEATHON, os participantes irão trabalham em equipes para desenvolver suas ideias e apresentá-las a um painel de avaliadores. Os vencedores vão receber prêmios e ou outras recompensas, como a oportunidade de desenvolver sua ideia com a ajuda de mentores ou investidores, ou ainda serem acelerados em uma incubadora tecnológica.

Quais são as partes de um Ideathon?


Ele geralmente é composto de várias etapas, incluindo:

  • Apresentação do tema: O organizador do evento apresenta o tema ou problema a ser abordado durante o ideathon. Isso pode incluir informações sobre o contexto do problema, as restrições e os objetivos do evento.
  • Formação de equipes: Os participantes são divididos em equipes, que podem ser formadas aleatoriamente ou com base em habilidades específicas.
  • Descoberta e Geração de ideias: As equipes começam a gerar ideias para o tema ou problema apresentado. Isso pode incluir pesquisa, brainstorming e discussão em grupo.
  • Apresentação das ideias: Cada equipe apresenta suas ideias para o resto do grupo. Isso pode ser feito por meio de apresentações, protótipos ou outras formas de comunicação.
  • Seleção das melhores ideias: As ideias apresentadas são avaliadas pelos organizadores do evento e/ou por um júri especializado. As melhores ideias são selecionadas para a próxima etapa.
  • Desenvolvimento das ideias: As ideias selecionadas são desenvolvidas mais adiante, com o objetivo de transformá-las em projetos viáveis.
  • Premiação: Os vencedores são anunciados e premiados.

Quem pode participar do IDEATHON?

Todos os inscritos em qualquer categoria do X-Meeting podem participar. Mas, é necessário se cadastrar em https://4et.us/ideathonReg

Um IDEATHON é uma excelente maneira de estimular a criatividade e a colaboração entre as pessoas para encontrar soluções inovadoras para desafios específicos. É uma ferramenta valiosa para centros de pesquisa, empresas e organizações que buscam encontrar novas maneiras de se destacar em seus respectivos setores.